fbpx

Apolônias do Bem: Reconstruindo Sorrisos Gratuitamente

Imagine passar por momentos tão difíceis que até sorrir parece impossível. Foi por isso que o Apolônias do Bem surgiu.

Desde 2012 esse programa dá uma força para mulheres cis e trans que enfrentaram violência e acabaram com problemas dentários por conta dessas experiências. Com uma mãozinha de dentistas parceiros, o projeto oferece tratamento odontológico gratuito.

Assim, o Apolônias do Bem não apenas ajuda a recuperar sorrisos: ele devolve um pouco daquela confiança perdida e apoia essas mulheres super resilientes no caminho para um novo começo. Vamos conhecer o programa?

Como funciona o Apolônias do Bem?

Desde sua implantação, em 2012, o projeto Apolônias do Bem já atendeu mais de 1.100 mulheres cis e transgênero. Aqui, existem duas formas de solicitar seu atendimento.

A primeira é via whatsapp, onde a vítima deverá apresentar um boletim de ocorrência da agressão, depois passará por uma entrevista e, por último, o exame clínico. A segunda é via triagens em casas de apoio para vítimas de violência e com mulheres provenientes dos Tribunais de Justiça ou Comissões Especializadas dos Tribunais.

Em todos os casos, as vítimas passam por um rápido exame oral e respondem ao OHIP (sigla em inglês, que significa Perfil de Impacto de Saúde Oral). Essa ferramenta mede o grau de impacto da saúde bucal na qualidade de vida.

Assim, as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional têm prioridade no atendimento.

Uma vez no programa, as beneficiárias recebem acompanhamento da Turma do Bem até que os tratamentos se encerrem, não importando o grau de complexidade dos procedimentos necessários.

Para quem o Apolônias do Bem é feito?

O projeto é voltado exclusivamente para mulheres que foram vítimas de violência e tiveram sua dentição afetada por conta disso. Lembrando de algo muito importante: visando a segurança das vítimas, a Turma do Bem só atende mulheres que já saíram do ciclo de violência e estão procurando um recomeço. 

O que o Apolônias do Bem oferece?

Toda mulher selecionada para o programa tem acesso a tratamento odontológico gratuito até que todos os problemas de saúde bucal sejam resolvidos. Os procedimentos são gratuitos para a beneficiária.

Entre os tratamentos realizados estão dentística (estética e restauração dos dentes), endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento de gengiva e ossos bucais), prevenção, prótese e cirurgia.

Procedimentos oferecidos: dentística, canal, periodontia, prevenção, prótese e cirurgia.

Quem oferece esse serviço?

O Apolônias do Bem começou em 2012, quando o Dentista do Bem (principal projeto da Turma do Bem) já tinha anos de estrada. O foco dessa vez foram as mulheres vítimas de violência. Desde que surgiu, o projeto já atendeu mais de 1,1 mil mulheres cisgênero e transgênero de todo o Brasil.

O atendimento odontológico é gratuito?

Todo tratamento oferecido pelos projetos da Turma do Bem são gratuitos para o paciente.

Como se inscrever no Apolônias do Bem?

Há duas maneiras de se tornar uma beneficiária. Primeiramente por meio das triagens que o escritório da Turma do Bem faz em casas de apoio para mulheres vítimas de violência e nos casos dos Tribunais de Justiça (ou Comissões Especializadas dos Tribunais). 

Nessa fase elas passam pelo exame clínico não invasivo e respondem ao OHIP (sigla em inglês para Perfil de Impacto de Saúde Oral), que mede o grau de impacto da saúde bucal na qualidade de vida da pessoa.

Em segundo lugar está o contato direto com a ONG, via Whatsapp, redes sociais da Turma do Bem, e-mail e pelo Fale Conosco do site. Você pode ter acesso a todos esses contatos em nosso aplicativo. Nesse caso, a mulher deverá apresentar um boletim de ocorrência da agressão e, depois, passará por entrevista e exame clínico.

Entre em contato com o Apolônias do Bem baixando nosso aplicativo.

A prioridade vai para as mulheres com problemas odontológicos mais graves e OHIP mais alto, que sustentam a família e retomaram os estudos ou estão fazendo cursos de capacitação profissional.

Contudo, como os tratamentos dessas mulheres costumam ser mais complexos, a quantidade de vagas para esse projeto é menor que a do Dentista do Bem.

Quais os documentos necessários para se inscrever no Apolônias do Bem?

Para mulheres interessadas em receber tratamento por meio do programa “Apolônias do Bem”, os documentos e requisitos podem variar, mas geralmente incluem:

  • Documento de identidade com foto (como RG ou CNH).
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de renda ou declaração de insuficiência de recursos.
  • Documentação ou relatório que comprove a situação de violência sofrida, que pode ser um boletim de ocorrência, relatório médico, psicológico ou de assistente social.
  • Fotos da condição atual da dentição, se solicitado.
  • Formulário específico fornecido pela organização, que pode precisar ser preenchido detalhando a história pessoal, informações sobre a violência sofrida e condição dental.

A mulher que sofreu violência pode chegar no Apolônias do Bem entrando em contato com a ONG ou por encaminhamento do Ministério Público e casas de apoio.

Como é o processo entre a inscrição e a concessão do benefício?

As mulheres escolhidas depois da triagem da Turma do Bem recebem uma carta informando que receberão atendimento odontológico. Nela, a beneficiária também já tem o encaminhamento do consultório mais próximo da sua casa, para agendar sua primeira consulta.

Quais são as obrigações e responsabilidades para que se mantenha o benefício?

É responsabilidade da paciente agendar as consultas dentro do prazo, além de comparecer a elas ou justificar as faltas, para evitar a expulsão do programa. Seguir as orientações do dentista que lhe atendeu é fundamental, para assim resolver o problema mais rápido e liberar mais vagas de atendimento.

Em que partes do Brasil esse serviço é ofertado?

A Turma do Bem está em todo o território nacional, em todas as capitais brasileiras e em algumas grandes cidades. Além disso ela ainda atua em alguns países da América Latina (México, Colômbia, Bolívia, Peru, Argentina, Chile, Paraguai, Equador, Panamá, Uruguai e República Dominicana) e também em Portugal.

Quando abrem as inscrições para o Apolônias do Bem?

A Turma do Bem faz triagens regulares que incluem as mulheres vítimas de violência que entram em contato com a ONG e também os casos provenientes de casas de apoio, Ministério Público e tribunais de justiça. A análise para escolher as beneficiárias é feita caso a caso.

Datas e Horários

A Turma do Bem mantém uma agenda incessante, dedicando-se continuamente às triagens dos projetos e verificando a disponibilidade de dentistas em todas as regiões onde atua. Tudo para garantir a continuidade de um serviço odontológico gratuito e de alta qualidade para quem mais precisa. Entre em contato com a Turma para mais informações.

A Turma do Bem analisa caso a caso para escolher quais mulheres serão beneficiadas pelo programa.

O Apolônias do Bem não só é um projeto de saúde bucal, mas também um verdadeiro apoio para quem está tentando se reerguer. Ao cuidar de algo tão pessoal e importante como o nosso sorriso, esse projeto está dando de volta a autoestima e mostrando para essas mulheres que elas importam. E o melhor de tudo, é gratuito. Portanto, para quem está em busca de um novo começo, este projeto é um lembrete de que, sim, é possível voltar a sorrir.

Leave A Reply

Your email address will not be published.