fbpx

Remédio de Graça? Conheça o Programa Farmácia Popular

“Farmácia Popular” é um termo que com certeza você já ouviu. Essa é uma iniciativa do governo para ajudar você a conseguir medicamentos importantes.

Assim, você pode encontrar remédios para várias doenças nas farmácias participantes, de forma gratuita ou com grandes descontos. Vamos entender melhor como ele funciona, quem pode usar e quais remédios estão disponíveis.

Como funciona o programa Farmácia Popular?

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é uma iniciativa do Governo Federal que busca complementar a oferta de medicamentos usados na Atenção Primária à Saúde. Ou seja, além dos remédios disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e farmácias municipais, você também pode conseguir medicamentos em farmácias e drogarias privadas que sejam credenciadas ao PFPB.

Ao todo, são 39 remédios que estão disponíveis gratuitamente ou que são ofertados com até 90% de desconto, além da fralda geriátrica, que também faz parte do programa. Assim, o Farmácia Popular consegue ajudar no tratamento de 11 doenças.

Quem pode conseguir remédios pelo Farmácia Popular?

Se você fez sua consulta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por consultórios e hospitais particulares e recebeu uma receita de algum dos 39 medicamentos que fazem parte do programa, tudo o que precisa fazer é ir em uma farmácia credenciada com documentos pessoais e a receita. E pronto! Você já vai ter acesso aos remédios, sem nenhum pré-requisito além da prescrição médica.

O que o Farmácia Popular oferece?

O programa Farmácia Popular oferece tratamento para 11 doenças, por meio de medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto. Confira quais são eles:

Medicamentos gratuitos

  • Asma: brometo de ipratrópio (0,02mg e 0,25mg), dipropionato de beclometasona (200mcg, 250mcg e 50mcg) e sulfato de salbutamol (100mcg e 5mg).
  • Diabetes: cloridrato de metformina (500mg, 500mg – ação prolongada e 850mg), glibenclamida 5mg, insulina humana regular 100ui/ml e insulina humana 100ui/ml.
  • Hipertensão: atenolol 25mg, besilato de anlodipino 5mg, captopril 25mg, cloridrato de propranolol 40mg, hidroclorotiazida 25mg, losartana potássica 50mg, maleato de enalapril 10mg, espironolactona 25mg, furosemida 40mg e succinato de metoprolol 25mg.
  • Anticoncepcionais: acetato de medroxiprogesterona 150mg, etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg, noretisterona 0,35mg e valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg.
  • Osteoporose: alendronato de sódio 70mg

Copagamento (até 90% de desconto)

  • Dislipidemia: sinvastatina (10mg, 20mg e 40mg)
  • Doença de Parkinson: carbidopa 25mg + levodopa 250mg e cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
  • Glaucoma: maleato de timolol (2,5mg e 5mg)
  • Rinite: budesonida (32mcg e 50mcg) e dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
  • DM II + Doença Cardiovascular (para pacientes com mais de 65 anos): dapagliflozina 10mg
  • Incontinência: fralda geriátrica

Quem oferece o serviço?

O PFPB é uma iniciativa do Governo Federal que realiza parcerias com farmácias e drogarias da rede privada para que você tenha acesso a medicamentos gratuitos ou de baixo custo.

Os remédios da farmácia popular são gratuitos?

Os medicamentos para asma, diabetes, hipertensão, osteoporose e anticoncepcionais listados no programa são gratuitos. Mas os remédios para tratamento de dislipidemia, doença de parkinson, glaucoma, rinite e diabetes tipo 2 associado com doença cardiovascular em maiores de 65 anos são ofertados com até 90% de desconto com base no valor tabelado do medicamento. As fraldas geriátricas também são oferecidas com esse desconto.

Como se inscrever no Farmácia Popular?

Neste caso, não precisa de inscrição. Para conseguir remédios ou fraldas geriátricas no Farmácia Popular, vá a uma farmácia que faça parte deste programa (você vai saber pela logomarca dele) e apresente a documentação necessária.

Quais os documentos necessários?

Para que você consiga os medicamentos serão necessários apenas documento de identificação com foto, número do CPF e a receita médica dentro da validade, seja ela do SUS ou de serviços particulares. Esses são os documentos solicitados tanto para o paciente quanto para um representante que vá à farmácia em seu nome, se acaso o próprio paciente estiver impossibilitado de ir.

Porém, lembrando que pacientes que precisam de fralda geriátrica devem levar a prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso. Pois eles substituem a receita médica em si.

Como é o processo entre a inscrição e a concessão do medicamento?

Aqui não tem nenhum processo. Se o medicamento estiver disponível na farmácia popular e você tiver apresentado a documentação correta, já sai de lá com o remédio em mãos.

Quais são as obrigações e responsabilidades do paciente?

Neste caso, a única obrigação do paciente ou de seu representante, é apresentar a documentação correta, bem como, claro, seguir as recomendações médicas.

Em que partes do Brasil esse serviço é ofertado?

A Farmácia Popular está disponível em todo o Brasil. Você pode baixar nosso aplicativo para encontrar as farmácias populares mais perto de você.

Quando abrem as inscrições?

Não há necessidade de inscrição para conseguir os medicamentos da Farmácia Popular, basta apresentar a documentação requerida.

Datas e Horários

Cada farmácia popular tem seu próprio horário de funcionamento. Por isso, entre em contato ou vá até a unidade mais próxima para saber mais. 

O Programa Farmácia Popular torna mais fácil e acessível o cuidado com a sua saúde. Isso porque ele não tem complicações ou inscrições, basta levar a receita médica e documentos pessoais a uma farmácia credenciada. Disponível em todo o Brasil, este programa ajuda a cuidar de várias doenças, oferecendo medicamentos gratuitos ou com desconto. Então, qualquer dúvida, baixe nosso aplicativo e descubra uma farmácia popular perto de você.

Leave A Reply

Your email address will not be published.