Como conseguir óculos de grau sem custos
De acordo com o IBGE, cerca de 35 milhões de brasileiros usam óculos de grau. A miopia, hipermetropia e o astigmatismo aparecem como os problemas mais comuns.
Geralmente, os custos para se ter um óculos de grau são bastante elevados.
Porém, você sabia que é possivel conseguir óculos de grau sem custo?
Ficou curioso? Vem com a gente para saber mais!
Problemas na visão
Existem, pelo menos, 4 tipos de problemas de visão mais comuns entre as pessoas e que exigem uso de óculos de grau. São eles:
- Miopia: Responsavél pela maioria de uso de óculos que vemos por aí, a miopia basicamente impede que a pessoa consiga enxergar e focalizar objetos de longe. Ela possui caráter hereditário, mas alguns hábitos podem desencadear ela, como por exemplo a exposição excessiva ao uso de telas.
- Hipermetropia: Oposto da miopia, a hipermetropia se evidencia pela visão desfocada e pela dificuldade de enxergar e focalizar objetos próximos, como ler um texto, por exemplo.
- Astigmatismo: No astigmatismo, a pessoa sente a visão embaçada e desfocada em qualquer distância, seja perto ou longe. Imagens luminosas, como fárois de carros e postes de iluminação viram borrões e ficam destorcidas.
- Presbiopia: Conhecida por “vista cansada”, essa condição está diretamente relacionada ao avanço da idade. Geralmente, ocorre após aos 40 anos e se manifesta pela dificuldade de enxergar letras e imagens pequenas em qualquer distância. Ainda por cima, causa visão embaçada e dor de cabeça.
Como conseguir óculos de grau sem custos
Existem algumas maneiras de conseguir óculos de grau sem pagar. Programas Sociais, SUS, faculdades e ONG´s são alguns exemplos de lugares onde você pode conseguir exames e armações sem custos ou com preço muito reduzido.
Programas Sociais
- Programa Óculos Popular: Criado para beneficiar crianças, jovens, adultos e idoso, o programa fornece exames de vista e mais de 100 modelos de armação sem custos.
- Projeto Óculos para Todos: Atende exclusivamente na Zona Sul de São Paulo, o projeto também oferece exames e armações sem custos. Possui parcerias com clínicas e óticas, que possibilitam essa ação. Atendem todos os públicos, sem restrição de idade.
SUS (Sistema Único de Saúde)
Existe também o Projeto Óculos para todos, que faz parte do SUS e tem parceria com os ministérios da Saúde e Educação. O projeto provê assistência oftalmológica com exames, diagnósticos e tratamentos de problemas visuais, além da doação de óculos de grau para crianças em idade escolar, idosos e pessoas com deficiência.
Além do projeto, o SUS de maneira geral oferece atendimentos oftalmológicos sem custos, pois todos tem direito de acessar seus serviços, sem distinção de idade ou classe social.
É importante ressaltar que os óculos sem custos não serão garantidos para todos os pacientes que usarem o SUS. Porém, você ainda terá acesso a preços bem mais acessíveis do que o normal, tanto para armações ou lentes.
Como solicitar óculos de grau
- Consulta: Vá até a UBS mais próxima de você e agende uma consuta.
- Obtendo uma receita: Durante o exame de visão, o oftalmologista avaliará sua condição ocular e, se determinar a necessidade de óculos, emitirá uma receita especificando o tipo de problema visual e a graduação necessária para que a ótica saiba exatamente do que você precisa.
- Solicitação na Central de Regulação: Com a receita em mãos, você deverá se dirigir à Central de Regulação do SUS na sua cidade ou região. Além da receita, eles fornecerão um formulário para que você possa preencher com seus dados e documentos.
- Avaliação: O SUS avaliará sua solicitação de óculos. Comprovada a hipossuficiência total ou parcial, a solicitação será aprovada, indicando se seus óculos serão fornecidos gratuitamente ou com desconto, e então encaminhada para uma ótica conveniada.
- Escolha das lentes e armação: Agora, basta comparecer à ótica conveniada para escolher suas lentes e a armação dentre as opções disponíveis. Dessa forma, você poderá solicitar óculos que atendam às suas necessidades e preferências.
ONG´s
Há algumas organizações sem fins lucrativos que promovem e dão assitência oftalmológica de forma gratuita. Um exemplo é a ONG Renovatio, que busca trazer saúde visual para pessoas que mais precisam. Foram mais de 100 mil pares de óculos já doados, mais de 180 mil consultas oftalmológicas e mais de 400 mil atendimentos para pessoas em vulnerabilidade social em todo Brasil.
Outro exemplo é a Fundação Oftalmológica Dr. Rubem Cunha, fundada em 2004 em São Paulo, que previne e trata doenças oculares em pacientes de baixa renda. Os exames, cirurgias e óculos são fornecidos gratuitamente, graças à ajuda de doações.
Busque saber por ONG´s voltadas a esse objetivo em sua região, para conseguir exames ou armações sem custos.
Comments are closed.