fbpx

Brasil Sorridente: Programa de Dentista Gratuito para Todo o Brasil

Você já ouviu falar do Brasil Sorridente? Este é o maior programa de saúde bucal do mundo, e adivinha só, ele é brasileiro!

Desde maio de 2023 ele faz parte da Lei Orgânica de Saúde, o que significa que todos nós, brasileiros, agora temos acesso universal aos serviços de saúde bucal.

Então, fique à vontade, porque vamos explicar tudo sobre como esse programa funciona e como você pode cuidar do seu sorriso da melhor maneira possível. E acredite, é mais simples do que parece!

Como funciona o Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente é o maior programa de saúde bucal do mundo. Foi a primeira política nacional específica para saúde bucal e, em 2023, foi incorporada à Lei Orgânica de Saúde, o que significa que todos os brasileiros passam a ter acesso universal aos serviços de saúde bucal.

Assim, a oferta de serviços odontológicos pelo SUS é obrigatória e nenhum gestor público pode deixar isso de lado ou em segundo plano.

O objetivo do Brasil Sorridente é reorganizar a atenção básica em saúde bucal, bem como ampliar e qualificar a atenção mais especializada.

Tudo isso é ofertado em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), hospitais e Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).

Calma, parece muita coisa, mas a logística é mais simples do que você imagina. Vamos entender.

Entenda o fluxo de atendimento do Brasil Sorridente

Antes de tudo é preciso entender que cada paciente tem uma necessidade e essas necessidades se dividem em três: básica ou primária, secundária ou de média complexidade e alta complexidade.

Todo atendimento começa com uma avaliação do estado do paciente, nas Unidades de Saúde da Família (USF)/Postos de Saúde e Unidades Odontológicas Móveis (UOM). Nesse atendimento é que se entende qual é a real necessidade do paciente.

O atendimento começa nas USFs ou nos Postos de Saúde, para se conhecer a saúde bucal do paciente.

Para serviços de necessidade básica, como limpeza, remoção de tártaro, tratamento de cárie, entre outros, o próprio Posto de Saúde já dá conta do atendimento.

Mas, caso o paciente necessite de uma atenção mais especializada, ele é encaminhado para os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e, dependendo do caso, para atendimento hospitalar. Enquanto isso, os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) colaboram com a confecção de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO.

O atendimento hospitalar é necessário para os casos de câncer de boca e alguns procedimentos odontológicos em pacientes com necessidades especiais, visto que “necessidades especiais” é um conceito amplo, com muitas classificações, que abrangem situações que precisam de atenção odontológica diferenciada.

Parece mais simples agora?

Ainda assim, o Brasil Sorridente não é o único meio de conseguir atendimento odontológico gratuito no país. Já falamos aqui sobre o OdontoSesc e alguns outros programas que podem ajudar você a conseguir o sorriso saudável que tanto quer e precisa.

Quem pode ser atendido pelo Brasil Sorridente?

Todos os cidadãos brasileiros têm acesso ao programa, independente de idade, gênero, raça ou condição social. Até mesmo se você for naturalizado brasileiro, já pode se consultar pelo programa.

O objetivo do programa é fornecer acesso universal aos serviços de saúde bucal.

Quais são os serviços do Brasil Sorridente?

As ações são de promoção, prevenção, proteção e reabilitação de saúde em diferentes áreas da odontologia, tais como:

  • Restauração: É quando o dentista arruma um dente que tem um buraco, como a cárie. Nesse caso, ele remove a parte estragada e coloca um material para cobrir o buraco e deixar o dente inteiro de novo;
  • Cirurgia oral: É quando o dentista precisa fazer um procedimento mais complicado na sua boca, por exemplo tirar um dente que está muito doente ou até mesmo colocar um implante dental;
  • Periodontia (tratamento de afecções de tecidos próximos aos dentes): Aqui, o dentista cuida das gengivas e dos ossos que seguram os dentes. Se essas partes estiverem doentes, seus dentes podem ficar soltos ou até cair;
  • Endodontia (lesões e doenças na raiz do dente): Quando o “nervinho” do dente (a polpa) fica doente, o dentista faz uma endodontia, que é basicamente limpar essa parte de dentro e fechar o dente para que ele não doa mais. Esse é o famoso “canal”;
  • Estomatologia: é uma área que cuida de problemas na boca e na garganta. Um dos trabalhos mais importantes é detectar o câncer de boca cedo, para que ele possa ser tratado a tempo;
  • Prótese dentária: Isso acontece quando você precisa de um dente artificial, como uma dentadura ou um implante, para substituir um dente que você perdeu;
  • Odontopediatria: É o dentista que cuida dos dentes das crianças, garantindo que eles cresçam saudáveis e ensinando os pequenos a cuidar da dentição.
  • Ortodontia: É a área que cuida dos dentes tortos e do alinhamento da mordida. O aparelho ortodôntico é um exemplo disso, ele endireita os dentes e deixa seu sorriso bonito;
  • Urgência odontológica: Isso é quando você está com uma dor de dente insuportável ou algum problema na boca que precisa ser tratado imediatamente. O dentista resolve sua urgência para você voltar a sorrir sem dor.

O Brasil Sorridente oferece os serviços de restauração, cirurgia oral, periodontia, endodontia, estomatologia, prótese dentária, odontopediatria, ortodontia e urgência odontológica.

Quem oferece esse serviço?

O Brasil Sorridente é um programa ofertado pelo SUS e de responsabilidade do governo federal.

O serviço é gratuito?

Sim, todos os tratamentos e procedimentos do programa Brasil Sorridente são totalmente gratuitos para os pacientes, uma vez que estão disponíveis no SUS.

Como se inscrever no Brasil Sorridente?

O Brasil Sorridente não funciona por inscrição. Para se consultar, basta seguir o mesmo procedimento feito para as outras especialidades do SUS.

Primeiramente você deve buscar a unidade de saúde que oferece serviço odontológico mais próxima de você. Para isso, você pode entrar no aplicativo ConecteSUS, realizar o cadastro ou login e acessar a opção “Rede de Saúde”.

Desse modo você tem acesso a todos os serviços oferecidos pelo SUS, incluindo o de saúde bucal. Basta clicar nessa opção e você terá acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas que disponibilizam este atendimento. Mas você também pode se informar entrando em contato com a unidade de saúde mais próxima, seja por telefone ou presencialmente.

Assim, você consegue agendar sua primeira consulta e fazer uma avaliação inicial da sua saúde bucal. Os profissionais vão dizer se você precisa de outros procedimentos e quais são eles, para que você possa dar seguimento ao tratamento, seja no próprio posto de saúde ou num centro especializado.

Para se consultar com um dentista, você precisa ir ou agendar em uma UBS. O processo é o mesmo que o de outras especialidades.

É claro, estamos falando do SUS, um serviço com uma demanda muito alta e que é conhecido pelas filas e demora no atendimento, muitas vezes. Assim, você precisa levar em consideração que nem sempre vai conseguir uma consulta imediata e que cada município tem sua forma de organizar a agenda para esses atendimentos.

Por isso é tão importante que você se informe antes de tentar marcar sua consulta de qualquer jeito.

Quais os documentos necessários?

Para conseguir uma consulta no Brasil Sorridente, basta apresentar seus documentos pessoais, como RG e CPF, e, caso tenha, algum encaminhamento de odontólogo.

O Brasil Sorridente é totalmente gratuito.

Como é o processo entre a inscrição e o atendimento?

Cada unidade de saúde se organiza de uma forma diferente e nem todas oferecem todos os serviços. Assim, pode ser que após o seu agendamento, você enfrente um processo mais demorado até chegar na consulta, como filas. Para ter uma informação mais precisa, informe-se na unidade de saúde mais próxima e que ofereça o atendimento odontológico.

Quais são as obrigações e responsabilidades do paciente?

É necessário que o paciente vá a todas as consultas e não perca a data do agendamento. Lembre-se, este é um serviço com alta demanda, bastante concorrido, e se você falta está tomando a vaga de alguém que poderia estar presente.

Além disso, é fundamental seguir as orientações médicas para que você siga com o tratamento até o problema ser resolvido. Dessa forma, o programa cumpre sua função e ainda abre espaço para mais pessoas serem atendidas.

Em que partes do Brasil esse serviço é ofertado?

O Brasil Sorridente atua pelo SUS, ou seja, em todo o território nacional. Contudo, a disponibilidade de certos serviços especializados pode variar de região para região, dependendo da estrutura disponível e da organização dos serviços de saúde locais. Portanto, os interessados devem procurar informações específicas na unidade de saúde mais próxima ou nas secretarias de saúde municipais ou estaduais.

Quando abrem as inscrições?

O Brasil Sorridente não funciona por inscrições, pois o atendimento está disponível em tempo integral.

Datas e horários

Da mesma forma que as outras especialidades do SUS, o atendimento odontológico entra na dinâmica da unidade de saúde onde ele é ofertado. Então, o ideal é que você se informe na unidade mais próxima de você e entenda como funciona essa dinâmica para ter certeza dos dias e horários em que pode fazer a consulta.

O primeiro passo é sempre buscar a informação de como a unidade de saúde mais próxima de você funciona.

O Brasil Sorridente é um programa que ajuda todo mundo no Brasil a cuidar dos dentes de graça. Desde 2023, ele faz parte das leis de saúde e oferece todo tipo de tratamento odontológico, desde uma limpeza simples até coisas mais complicadas. Não precisa se inscrever, é só chegar na unidade de saúde mais perto e ver o que precisa. Assim, cuidar do sorriso ficou mais fácil e acessível para todos os brasileiros.

Leave A Reply

Your email address will not be published.