fbpx

Quiropraxia Gratuita: Como Conseguir Sua Sessão

Com certeza você já ouviu falar em quiropraxia, ou pelo menos já deve ter visto um daqueles vídeos assustadores em que o quiroprata parece que vai quebrar o pescoço do paciente.

Pode até dar medo, mas a verdade é que a quiropraxia é uma especialidade da fisioterapia que oferece ótimos resultados no tratamento de problemas de locomoção e na coluna vertebral. E para melhorar, você pode fazer sessões de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quer saber como? Vem com a gente.

Como funciona a quiropraxia no SUS?

A quiropraxia faz parte das Políticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) desde 2017. Isso quer dizer que, desde esse ano, é possível obter tratamento quiroprático gratuito pelo SUS.

Por sua vez, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) existe desde 2006 e regulamenta a implementação dessas terapias alternativas pelos estados e municípios brasileiros, garantindo que as PICS estejam acessíveis à população e ampliando as possibilidades de tratamento para diversas doenças e funcionando também como métodos de prevenção.

Portanto a quiropraxia, como as demais PICS, tem acesso universal e gratuito para toda a população. Contudo, é importante lembrar que a oferta de serviços pode variar de uma região para outra, então é sempre bom se informar diretamente nas unidades de saúde locais ou nos órgãos de saúde do seu município ou estado.

Quem pode solicitar a quiropraxia?

Em geral, as Práticas Integrativas no SUS são acessíveis a todos os cidadãos. No entanto, a oferta, os critérios de encaminhamento e a disponibilidade podem variar, dependendo da capacidade de cada município ou estado de oferecer determinada terapia.

Além disso, como qualquer outro tratamento, há contra-indicações e critérios de avaliação que determinam se a quiropraxia é adequada, analisando-se caso a caso.

O que esse serviço oferece?

A ideia da política das PICS é ampliar as ofertas de tratamento e fortalecer o conceito de saúde integral. Assim, além de ter um tratamento de forma gratuita, ao conseguir esse serviço você também pode ter todos os benefícios da quiropraxia. Caso você ainda não saiba, ela trata as alterações no sistema músculo-esquelético e os efeitos dessas alterações no sistema nervoso e na saúde em geral.

Com a inclusão da quiropraxia nas PICS, uma grande parcela da população, que não tinha acesso a esse tratamento, agora pode conseguir os múltiplos benefícios que ela traz, como alívio da dor, melhora no movimento e no funcionamento das articulações, melhora na postura, redução da tensão muscular, prevenção de lesões e até mesmo diminuição tanto da dependência de medicamentos quanto da procura de outros profissionais de saúde.

Algumas das práticas que o SUS também oferece são auriculoterapia, constelação familiar, shantala, musicoterapia e dançaterapia.

A quiropraxia é um tratamento fisioterapêutico disponível de forma gratuita pelo SUS para todos os cidadãos brasileiros.

Quem oferece o tratamento com quiropraxia?

A inclusão da quiropraxia nas PICS e, por consequência, no SUS, é de responsabilidade do governo federal. Contudo, os braços do SUS se estendem para a administração estadual e municipal, sendo de responsabilidade desses órgãos analisar a possibilidade de implementação das práticas integrativas nas diversas unidades de saúde pública da região. Por isso, a maioria das instituições que ofertam a quiropraxia e demais PICS são de administração municipal.

A quiropraxia pelo SUS é gratuita?

Como todos os serviços do SUS, as PICS são ofertadas de forma gratuita. E com a quiropraxia não é diferente. O paciente não precisa se preocupar com nenhum gasto além que possivelmente terá com o deslocamento até a unidade de saúde que realiza a terapia.

Como se inscrever?

Se você tem interesse em receber tratamento de quiropraxia pelo SUS, o processo de inscrição geralmente não é complicado, mas pode variar dependendo do município ou unidade de saúde que oferece o serviço.

O primeiro passo é ir ou ligar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa e se informar sobre os locais onde a quiropraxia é realizada.

Mesmo fazendo parte do SUS, nem todas as unidades públicas de saúde oferecem o tratamento. Informe-se no nosso app.

Geralmente, para ser encaminhado para qualquer especialidade ou serviço no SUS, você precisa passar por uma consulta inicial. Nessa consulta, o profissional irá avaliar sua condição e, se considerar que a quiropraxia é apropriada para o seu caso, ele pode dar um encaminhamento.

Se a quiropraxia estiver disponível em sua região e você receber um encaminhamento, o próximo passo é agendar sua consulta ou sessão. Lembre-se que, dependendo da demanda e da disponibilidade, pode haver uma lista de espera.

Quais os documentos necessários?

Em geral, seus documentos pessoais, como RG e CPF já são suficientes para você obter tratamento pelo SUS, seja ele qual for. Contudo, recomendamos também o Cartão do SUS para agilizar o processo e, claro, o encaminhamento médico.

É importante que você tenha um encaminhamento médico para saber se a quiropraxia é o tratamento ideal para seu caso.

Como é o processo entre a inscrição e a consulta?

Se você conseguiu agendar sua consulta, não há muito mais o que fazer além de comparecer à sessão na data agendada. No mais, pode haver sessões de acompanhamento ou recomendações adicionais, dependendo da sua condição e dos resultados do tratamento.

Quais são as obrigações e responsabilidades do paciente?

É de total responsabilidade do paciente agendar sua consulta depois de obter o encaminhamento médico. Além disso, comparecer às sessões e obedecer às recomendações do especialista é o que vai garantir o sucesso do tratamento. Portanto, não desperdice sua oportunidade e faça tudo direitinho!

Em que partes do Brasil a quiropraxia é ofertada?

Assim, embora a quiropraxia seja reconhecida e recomendada pelo Ministério da Saúde como parte das PICS, sua disponibilidade real varia em todo o país. Algumas cidades ou estados podem ter uma oferta robusta de quiropraxia, enquanto outros podem não ter o serviço disponível no momento.

Baixe nosso app para saber quais locais oferecem a quiropraxia de forma gratuita. Ache o mais perto de você e agende!

Isso depende de vários fatores, tais como a disponibilidade de recursos e profissionais qualificados, a demanda local pelo serviço e, obviamente, a decisão administrativa de implementar a prática.

Para verificar a disponibilidade de quiropraxia em sua região específica, a melhor abordagem é consultar a UBS mais próxima ou a secretaria de saúde do município ou estado.

Quando abrem as inscrições?

Os serviços de quiropraxia estão disponíveis durante o ano todo, de acordo com a disponibilidade do serviço na sua região. Para saber mais, informe-se na UBS mais próxima de você.

Datas e Horários

Da mesma forma, você precisa buscar informações nas unidades de saúde e Secretaria de Saúde para saber mais sobre datas e horários disponíveis tanto para o agendamento quanto para a consulta.

A quiropraxia é uma terapia complementar ofertada pelo SUS. Saiba onde encontrar acessando nosso app.

A quiropraxia está ao alcance de todos pelo SUS. Desde 2017, ela faz parte das PICS, buscando trazer mais bem-estar e aliviar desconfortos para todos os brasileiros. Por ser gratuita e super eficaz, vale a pena dar uma checada na unidade de saúde mais próxima ou perguntar no seu município para saber como ter acesso a ela.

Leave A Reply

Your email address will not be published.