fbpx

Odontologia Grátis: Cuide do Seu Sorriso

É verdade que aqui no Brasil existem opções caras de odontologia.

Geralmente, os custos acabam não cabendo no bolso de todos e continuar, ou até mesmo iniciar um tratamento, pode ficar fora de cogitação para muitas pessoas.

No entanto, o que muita gente não sabe, é que existem opções gratuitas para cuidar dos seus dentes. Continue a leitura e descubra qual é a melhor opção para você!

Brasil Sorridente

Considerado um dos maiores programas gratuitos de odontologia, o Ministério da Saúde teve a ideia de criar o Brasil Sorridente para que mais pessoas tenham acesso aos cuidados com a saúde bucal. E a melhor parte? Todos os tratamentos que o programa apresenta são 100% gratuitos.

Assim sendo, para participar, basta ir à unidade de saúde mais próxima e que ofereça o serviço odontológico. Em seguida, após avaliação e a primeira consulta, o dentista te encaminha para o próximo passo necessário do tratamento. Vale dizer que ele pode ocorrer tanto na UBS ou em alguma clínica mais especializada, credenciada pelo SUS.

Dentista do Bem

O Dentista do Bem não faz parte do Sistema Único de Saúde, mas mesmo assim, oferece o tratamento odontológico gratuito. Sendo parte da ONG Turma do Bem, o programa atende principalmente a galerinha mais jovem, entre as idades de 11 e 17 anos que estudem na rede pública de ensino. A busca por novos pacientes costuma acontecer nas escolas, então é válido ficar de olho se eles passarão na escola do seu filho.

Apolônias do Bem

Esse programa também faz parte da ONG Turma do Bem, mas atende somente mulheres que foram vítimas de violência e acabaram tendo a dentição prejudicada. Para participar do Apolônias do Bem, a vítima pode entrar em contato diretamente com a ONG e apresentar o boletim de ocorrência. Em seguida, terá a etapa da entrevista e dos exames clínicos. Se conhece alguma mulher que passou por isso, vale a pena dar um toque nela sobre o programa.

OdontoSesc

Como próprio nome já diz, o OdontoSesc é o serviço odontológico credenciado pelo Sesc. Vale ressaltar que esse é o serviço gratuito, aberto ao público geral e por meio de unidades móveis. Por outro lado, quem é associado ao Sesc tem direito a consultas de baixo custo em clínicas fixas, espalhadas por diversas unidades do Sesc, em diversos Municípios.

Universidades de Odontologia

Geralmente, as escolas de odontologia das universidades públicas oferecem consultas gratuitas. As universidades particulares também oferecem o serviço, mas normalmente com preço mais baixo. A razão para isso é que, na maioria das vezes, o dentista que irá te atender é um estudante que está nos últimos anos do curso. Por certo, sempre acompanhados de profissionais mais experientes e também de professores.

Para tentar atendimento com uma das universidades, seja ela pública ou particular, o ideal é entrar em contato com a instituição de ensino da sua preferência e procurar por mais informações.

Baixe nosso app e encontre a melhor opção para cuidar do seu sorriso sem gastar nada!

Programas Municipais de Odontologia

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza oferecem serviços gratuitos para os cidadãos cuidarem da saúde bucal. Para se inscrever, basta procurar uma clínica de saúde que ofereça atendimento odontológico e confirmar a disponibilidade de serviços na região em que você mora.

Programa Mais Odonto

Esse programa é exclusivo para quem mora na cidade de Salvador, sendo uma iniciativa da prefeitura para disponibilizar serviços de odontologia gratuitos para população. Assim como outros programas municipais, para participar basta ir em uma unidade de saúde para verificar a disponibilidade do tratamento na região e pedir demais informações.

Caso não consiga entrar em uma ONG, as universidades públicas costumam oferecer consultas gratuitas. Vá à instituição de ensino mais próxima e confira!

Odontologia pelo Exército Brasileiro

O exército do Brasil também oferece tratamento odontológico gratuito e outras especialidades médicas também. No entanto, o serviço está disponível somente para os militares e os seus dependentes. Se conhece alguém que é dependente direto de um militar, vale a pena dar esse aviso amigo para pessoa.

Em suma, é ótimo saber que existem várias opções gratuitas e acessíveis para cuidar da saúde bucal. Desde programas do próprio governo, como programas de odontologia organizados por ONGs. Além disso, existem diversas opções também de baixo custo e, muitas vezes, elas também acabam compensando.

Além das opções gratuitas, existem também as opções pagas, mas com um preço bem mais acessível, como as clínicas do próprio Sesc.

Portanto, independentemente da sua situação, há boas opções disponíveis para cuidar do seu sorriso sem quebrar o banco. Fique de olho e explore essas oportunidades para garantir um sorriso saudável e brilhante!

Leave A Reply

Your email address will not be published.