fbpx

Sessões Gratuitas de Reflexologia: Saiba Como Conseguir

Às vezes, todos nós precisamos de um momento de relaxamento e cuidado para aliviar o estresse e melhorar nosso bem-estar.

Uma opção acessível e benéfica é a reflexologia, também conhecida como reflexoterapia, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Neste breve guia, vamos contar as informações essenciais para quem deseja acessar esse serviço. Confira o artigo:

Como fazer sessões gratuitas de reflexologia?

A Reflexologia faz parte das 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que são terapias complementares oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste caso, ela é conhecida como reflexoterapia e está presente em diversas unidades de saúde da rede pública.

A técnica se baseia no princípio de que as regiões do corpo estão interligadas por meio de descargas elétricas provenientes dos impulsos nervosos. Isso significa que com o estímulo correto em pontos específicos dos pés, mãos e orelhas, é possível tratar distúrbios orgânicos e desequilíbrios emocionais. Tudo isso por conta da ativação de terminais nervosos.

A reflexologia é usada como coadjuvante em diversos tipos de tratamento, alguns deles são: estresse e ansiedade, dor crônica, distúrbios do sono, problemas digestivos e respiratórios, desconforto menstrual, equilíbrio emocional e bem-estar geral. Ela também pode ser útil no tratamento da dor e ansiedade de pacientes com câncer e na assistência durante o pré-natal, pós-parto e puerpério.

Mas é sempre importante lembrar que a reflexologia funciona apenas como tratamento complementar e não deve substituir a medicina convencional. Tendo isso em mente, você pode solicitar sua sessão gratuitamente pelo SUS.

Quem pode solicitar o serviço?

Desde que foi integrada ao SUS em 2018, a reflexologia pode ser solicitada por qualquer pessoa que possua cadastro no SUS, de forma gratuita. Contudo, mesmo que seja uma prática não invasiva e não medicamentosa, existem algumas restrições e contra indicações.

Grávidas devem evitar a reflexologia no primeiro trimestre, pois pode haver o estímulo de pontos que desencadeiam contrações uterinas. Porém, a prática pode ajudar muito em sintomas como inchaço e ansiedade em mulheres que estão com gestação mais avançada.

Além disso, pessoas com um histórico de Trombose Venosa Profunda ou predisposição a coágulos sanguíneos devem evitar a reflexoterapia nas pernas, especialmente se houver aplicação de pressão intensa.

Por último, se você tiver feridas abertas, infecções ou problemas de pele nos pés, mãos ou orelhas, é importante adiar a reflexoterapia até que a área esteja completamente curada. Na dúvida, converse com seu médico para ter certeza de que a reflexologia pode ser um tratamento adequado para você.

A reflexologia no estímulo de pontos específicos dos pés, mãos e orelhas para provocar reações em órgãos ligados a esses pontos.

O que essa política oferece?

As PICS oferecem terapias alternativas baseadas em conhecimentos tradicionais de forma gratuita pelo SUS, a reflexologia é apenas uma delas, mas você pode ter acesso a muitas outras, como acupuntura, homeopatia, reiki, constelação familiar, shantala etc. Entre em contato com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que ofereça as PICS e se informe sobre como fazer.

Quem oferece o serviço?

As PICS são uma iniciativa do Ministério da Saúde e executadas pelo SUS, ou seja, são de responsabilidade do Governo Federal. Porém, como o sistema público de saúde é descentralizado, a maioria das instituições que oferecem as práticas integrativas, como a reflexologia, são de administração municipal e estadual.

A reflexologia é gratuita?

Sim, as sessões de reflexologia são totalmente gratuitas para o paciente. Basta receber o encaminhamento de um profissional de saúde e agendar.

A reflexologia está disponível no SUS gratuitamente. Saiba onde fazer sua sessão baixando nosso app.

Como se inscrever para fazer uma sessão?

Você não precisa de inscrição. Mas para conseguir sua sessão de reflexologia, vai precisar seguir alguns passos. O primeiro é fazer uma consulta com seu médico de família, clínico geral ou qualquer outro profissional de saúde do SUS.

Nessa consulta, ele irá avaliar sua condição de saúde e discutir se a reflexoterapia é apropriada para você. Caso seja, você poderá agendar uma sessão de reflexoterapia. No próprio posto de atendimento você receberá orientação sobre como agendar sua sessão.

Quais os documentos necessários?

Em geral, você precisa dos mesmos documentos para fazer qualquer procedimento pelo SUS: Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS), documento de identificação e CPF. Neste caso, você também vai precisar de um encaminhamento médico.

Para fazer a reflexologia pelo SUS, você vai precisar do encaminhamento de um profissional de saúde.

Como é o processo entre a inscrição e a sessão de reflexologia?

Pode ser que você encontre dificuldades em agendar sua sessão de reflexologia, isso depende da demanda pelo serviço na sua cidade, que pode gerar uma grande fila de espera. Porém, tudo o que você precisa fazer é agendar sua consulta e comparecer no dia marcado.

Quais são as obrigações e responsabilidades do paciente?

Sua única responsabilidade é não faltar nas sessões indicadas, para que você tenha o melhor resultado do tratamento e não ocupe a vaga de alguém que poderia aproveitar melhor a terapia. Siga as recomendações médicas e mantenha qualquer outro tratamento que você estiver fazendo. Lembre-se que a reflexologia não substitui, mas sim complementa a medicina convencional.

Em que partes do Brasil a reflexologia é ofertada?

Teoricamente, as PICS estão disponíveis em todo o território nacional, mas a oferta de cada uma especificamente depende das demandas de saúde e dos recursos disponíveis em cada cidade. Assim, aconselhamos você a entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima de você ou com a própria secretaria de saúde do seu município para obter mais informações.

Apesar das PICS estarem disponíveis em todo o país, a disponibilidade varia entre as regiões. Baixe nosso app e saiba onde encontrar a reflexologia perto de você.

Quando abrem as inscrições?

A reflexologia, como as demais PICS, não segue um procedimento padrão de inscrição. O processo para fazer as sessões varia de um lugar para o outro, mas em geral envolve o encaminhamento de um profissional de saúde. Encontre a unidade de saúde mais perto de você que ofereça a reflexologia e informe-se sobre como proceder para agendar.

Datas e Horários

Os horários tanto de agendamento quanto das sessões ficam a critério de cada unidade de saúde. Portanto, informe-se na unidade em que você pretende fazer sua sessão de reflexologia.

Entre em contato com uma UBS perto de você para saber mais sobre as sessões de reflexologia.

A reflexologia é uma terapia complementar valiosa para muitos, oferecida gratuitamente pelo SUS em várias unidades de saúde em todo o Brasil. Ela pode proporcionar alívio para uma variedade de condições, desde o estresse até problemas de saúde mais sérios. Portanto, se você estiver interessado em experimentar, entre em contato com uma UBS que ofereça as PICS e siga o processo simples de agendamento. Sua saúde e bem-estar merecem essa atenção especial.

Leave A Reply

Your email address will not be published.