fbpx

Yoga: Saiba Como Fazer de Graça

Quem diria que uma prática milenar como a yoga seria incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil?

Se você está em busca de uma prática que trabalhe tanto o bem-estar físico quanto mental, esse texto é para você. Nele, exploraremos como a yoga foi integrada ao SUS, os benefícios que traz à população e como os interessados podem acessar essa prática revitalizante.

Como funciona a yoga no SUS?

A yoga foi incluída nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde em 2017 e, desde então, é ofertada de forma gratuita pelo SUS. Para quem deseja iniciar a prática, mas não tem como pagar aulas particulares, o atendimento pelo SUS pode ser uma ótima pedida.

Caso você ainda não saiba, a yoga é um exercício de origem indiana, que tem o objetivo de trabalhar corpo, mente e espírito como um só e é conhecida por trazer diversos benefícios, como diminuição do estresse, ansiedade, dores no corpo e até insônia. 

O princípio da yoga se baseia em movimento e permanência, em que o praticante realiza o movimento para chegar na postura indicada e tem o desafio de permanecer nela. Segundo especialistas e professores, esse processo aumenta a consciência corporal e a atenção plena, o que ajuda na saúde e no bem-estar.

Tudo isso é acessível pelo SUS de forma universal e gratuita como uma terapia complementar, agora que a yoga faz parte das PICS. Mas lembre-se de que a disponibilidade de yoga pelo SUS pode variar dependendo da cidade ou estado, pois a implementação dela depende da decisão dos gestores locais, da capacitação de profissionais e da disponibilidade de recursos.

Quem pode se inscrever para fazer aulas de yoga?

Qualquer pessoa pode solicitar o serviço em uma unidade de saúde pública onde ele é disponível, uma vez que os serviços do SUS são acessíveis para toda a população. O mesmo se aplica a outras PICS, como a meditação, aromaterapia e hipnoterapia. Porém, algumas questões devem ser consideradas quando se trata da yoga.

Além da disponibilidade no município e da quantidade de vagas ofertadas (informações que você precisa verificar), também é possível que a yoga no seu município seja para grupos específicos, como idosos, gestantes ou pacientes com determinadas condições de saúde. Nesses casos, as aulas são adaptadas para atender às necessidades desses grupos.

Além disso, é de fundamental importância que, se você tem alguma condição de saúde ou preocupação médica, converse com seu médico antes de iniciar a yoga ou qualquer outra atividade física.

Qualquer pessoa tem acesso à prática de yoga pelo SUS, contudo é importante confirmar a disponibilidade na sua região e se você tem alguma restrição para atividades físicas.

O que esse serviço oferece?

As práticas integrativas têm o objetivo de promover a saúde e o bem-estar, funcionando tanto como terapia complementar quanto como métodos de prevenção de doenças. Com a yoga não é diferente. A prática é ofertada de forma gratuita pelo SUS para tornar acessível um exercício que antes era limitado a pessoas com melhores condições econômicas. Assim, você pode ter acesso a todos os benefícios que a yoga traz, gratuitamente.

Quem gerencia a prática de yoga no SUS?

A decisão de tornar a yoga uma das 29 práticas integrativas em saúde partiu do Ministério da Saúde, pelo Governo Federal, com execução do SUS. Contudo, é importante destacar que as unidades de saúde que oferecem a prática de yoga são, em sua maioria, de administração municipal.

Por isso, para se obter informações sobre como a prática se insere na sua cidade, uma das formas é entrar em contato com a Secretaria de Saúde do seu município.

As práticas de yoga podem estar disponíveis em Unidades Básicas de Saúde ou em outros estabelecimentos administrados pelo SUS, como hospitais públicos.

A yoga no SUS é gratuita?

Todas as aulas de yoga ofertadas pelo SUS são gratuitas. Quando a yoga foi incluída como uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), a intenção era oferecer esta prática de forma gratuita para a população, visando promover a saúde e o bem-estar.

Como se inscrever para participar?

Se a prática de yoga é oferecida em uma unidade de saúde ou espaço público vinculado ao SUS, muitas vezes será necessário agendar ou se inscrever previamente. Assim, o processo exato pode variar de um local para outro. 

Em alguns lugares, pode ser uma inscrição aberta onde você simplesmente aparece no dia e horário programados. Em outros, pode ser necessário agendar uma sessão, especialmente se a demanda for alta.

Por isso, ao encontrar um local que ofereça yoga pelo SUS, entre em contato direto com eles para obter informações sobre o processo de inscrição ou agendamento. Eles poderão fornecer detalhes sobre como proceder, se é necessário algum tipo de encaminhamento médico, quais documentos levar, entre outras coisas.

Você pode se inscrever ou fazer agendamento para fazer yoga pelo SUS, isso depende da dinâmica do local onde ela está sendo ofertada.

Quais os documentos necessários?

Em geral, você consegue acessar qualquer serviço do SUS munido de RG, CPF e Cartão do SUS. No caso da yoga, alguns lugares podem solicitar também um encaminhamento médico. Porém, na maioria das vezes, esse encaminhamento não é necessário.

Portanto, nossa recomendação é de que você se informe na Secretaria de Saúde ou na Unidade Básica de Saúde mais perto de você, para saber se na sua cidade ou naquele estabelecimento são necessários outros documentos.

Como é o processo entre a inscrição e a prática de fato?

Dependendo da disponibilidade de vagas, pode ser que você não consiga agendar ou se inscrever para a aula de imediato. Por isso é importante que, se você estiver fazendo yoga como um tratamento complementar, não abandone seu tratamento principal, que é fundamental para a melhora do quadro. E, se estiver buscando a yoga apenas como uma atividade física ou sem recomendação médica, fique atento nos prazos e horários de inscrição e/ou agendamento.

Para saber como se inscrever ou agendar sua aula de yoga, informe-se pelo nosso app ou na unidade de saúde pública mais próxima de você.

Quais são as obrigações e responsabilidades do usuário?

Aqui, basta que você frequente as aulas e faça os exercícios com atenção, pois normalmente as vagas são limitadas e os benefícios da yoga são, em sua maioria, sentidos a longo prazo.

Em que partes do Brasil esse serviço é ofertado?

A princípio, a yoga, como as demais PICS, é ofertada em todo o território nacional. Contudo sempre há as particularidades de cada cidade ou estado. Lembre-se também que nem todas as PICS estão disponíveis em todas as UBS. O ideal é se informar na unidade mais próxima para saber sobre a oferta do serviço.

Quando abrem as inscrições?

Isso vai depender da oferta no seu município. É importante ressaltar que nem todas as unidades que ofertam a prática de yoga funcionam por inscrição. Muitas vezes é por agendamento. Portanto, você precisa se informar na unidade de saúde mais próxima sobre a forma de participar da atividade.

Datas e Horários

Da mesma forma, você precisa buscar informações na unidade de saúde pública mais próxima de você para saber tempo de abertura e prazo de inscrições, horário de agendamento, dias e horários das aulas, entre outras coisas.

Nem todas as PICS estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, por isso baixe nosso app para encontrar a atividade que você está procurando.

A integração da yoga ao SUS demonstra um avanço na compreensão da saúde integral, considerando corpo, mente e espírito. Além de proporcionar uma alternativa terapêutica, ela torna acessível uma prática antes restrita a poucos. Portanto, agora é a hora de ir atrás do benefício! Os interessados em colocar a yoga na sua rotina diária devem buscar mais informações junto ao SUS e aproveitar essa oportunidade.

Leave A Reply

Your email address will not be published.