fbpx

Saiba Como Criar uma Conta no Gov.Br

O gov.br atua como um site “tudo em um” do governo brasileiro. Sabe quando você precisa resolver algo com o governo e não sabe nem por onde começar?

Então, o gov.br reúne um monte de serviços e informações do governo em uma única plataforma. Você entra lá e encontra tudo que precisa, desde tirar documentos até checar detalhes do seu CPF, passando por coisas como INSS, imposto de renda, e até agendar aquela renovada na carteira de motorista.

É bem prático porque, em vez de você ter que ir em um monte de sites diferentes ou, pior ainda, ter que ir pessoalmente em algum lugar, você faz tudo online. E o legal é que é super seguro, então sim, seus dados estão protegidos. Além disso, é uma grande ajuda para quem não curte ou não pode ficar saindo de casa para resolver essas coisas.

Por que vale a pena fazer um cadastro no gov.br?

Criar uma conta no gov.br é como ter uma chave mestra para um monte de serviços governamentais, só que tudo online. Sabe aquela dor de cabeça de ter que ir em vários lugares diferentes pra resolver coisas? Então, com o gov.br isso fica bem mais fácil. Você cria uma conta lá e, de repente, consegue fazer um montão de coisa sem sair de casa.

Precisa resolver algo no INSS, checar seu Imposto de Renda, ou ver detalhes da sua carteira de motorista? Tudo isso dá pra fazer pelo gov.br. Os serviços do SUS, como cirurgias (varizes, catarata, miopia, bariátrica, entre outras), psicoterapia, dentista etc., também ficam muito mais fáceis de acessar. E o melhor é que você não precisa lembrar um milhão de senhas diferentes para cada serviço, porque é tudo junto. É como ter um assistente virtual para as burocracias. Além disso, é super seguro. Eles protegem seus dados direitinho, então relaxa, sua privacidade está segura.

Tutorial Gov.br

Criando uma conta no gov.br

Criar uma conta gov.br tá longe de ser um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, o procedimento é prático, rápido e muito simples! O primeiro passo é acessar o site gov.br ou baixar o aplicativo, logo, clicar no botão Entrar com o gov.br.

Ao clicar nesse botão, você precisa digitar o número do seu CPF. Caso você já tenha uma conta, vai aparecer a tela para que você coloque a senha; caso contrário, você terá que criar uma conta do zero, mas isso é muito fácil.

Tutorial Gov.br

Caso apareça que você de fato não tem nenhuma conta, clique em aceitar os termos e na caixinha de “não sou um robô”, depois, é só clicar em continuar.

Tutorial Gov.br

Os dados necessários para fazer o seu cadastro no gov.br são CPF, número de carteira de identidade, número do seu telefone celular e o seu e-mail. É possível criar sua conta também através de login pelos bancos disponíveis, mas caso você não queira, basta clicar em tentar de outra forma. Feito isso, é só começar a preencher suas informações.

Tutorial Gov.br
Tutorial Gov.br

Quais dados o gov.br solicita?

A primeira informação que você precisa colocar é a data do seu aniversário, selecionando o mês, dia e ano no qual você nasceu. Clicando em continuar, você confirma os dados que aparecem na sua tela, sendo ele seu CPF e Nome Completo. Sim, eu sei, você não digitou seu nome antes, mas digitou seu CPF. Assim sendo, a base de dados do governo identifica e ajuda você no seu cadastro.

Tutorial Gov.br
Tutorial Gov.br
Tutorial Gov.br
Tutorial Gov.br

Ao confirmar que os dados são seus, o gov.br enviará um código para autenticar sua conta. Nessa etapa, você escolhe se deseja receber seu código através do e-mail, ou através de mensagem de texto do celular (SMS). Caso escolha a primeira opção, basta digitar seu endereço de e-mail; caso escolha a segunda, digite seu número de telefone com o DDD. Feito isso, clique em continuar.

Tutorial Gov.br

Na próxima etapa, vai aparecer o espaço para que você digite o código recebido através da escolha feita na etapa anterior, ou seja, e-mail ou número de celular. Coloque o código, confira se está certo e clique em continuar.

Tutorial Gov.br

Logo depois, você terá que escolher uma senha e ela precisa conter de 8 à 70 caracteres, letra minúscula, letra maiúscula, número e símbolo (!@#$%). Exemplo de senha: Redepublica@2023!

Tutorial Gov.br

E por fim, ao clicar em continuar, aparece na sua tela o recado de que sua conta foi criada. Assim sendo, é só clicar no botão de concluir para finalizar todo o procedimento.

Tutorial Gov.br

Cadastro através de banco

Quando você não tem um cadastro, após clicar em concordar com os termos de uso e com o botão ‘não sou um robô’, aparece uma lista de bancos que tem parceria com o gov.br. As opções são Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi, Mercantil do Brasil e PicPay/Original.

Ao escolher o banco, você será redirecionado para fazer login como se fosse acessar a própria página da instituição financeira, daí é só preencher com suas informações e autorizar a entrada por meio do login do banco. Vale ressaltar que o gov.br não vai pedir dados bancários, como senha ou número de cartão, somente o login, como se você fosse acessar o app do seu banco. Assim que aceitar, pronto: cadastro feito.

Posteriormente, também é possível entrar com os dados de login do seu app bancário. Basta clicar na opção login com seu banco, autorizar o acesso e pronto.

Leave A Reply

Your email address will not be published.